sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

On the road - Jack Kerouac

"On The Road" é um misto de prazer e depressão. Isso é o melhor que posso afirmar sobre esse livro que é um simbolo da a geração beat dos Estados Unidos. Mas tenho certeza que alguns vão se perguntar, o que é "geração Beat"? Pois bem, a Wikipédia nos ajudará nesse aspecto:

Geração beat (Beat Generation, em inglês) ou movimento beat é um termo usado tanto para descrever a um grupo de artistas norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos um termo pejorativo). Estes artistas, levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Foram, desta forma, o embrião do movimento hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente
Dessa definição você pode extrair muita coisa, mas o resto, você só entende lendo a história. Jack Kerouac utilizou-se de suas viagens pela estradas dos EUA e do México, na maioria das vezes em companhia de Neal Cassady, para compor o livro, onde os personagens principais, Sal Paradise e Dean Moriarty ( baseados em Jack e Neal) estão sempre viajando. Eles não se satisfazem com a monotonia, Dean principalmente, que chega a se encontrar com duas mulheres ao mesmo tempo sem saber com quem realmente quer ficar. Ele pede até que Sal transe com uma delas, Marylou. A visão que o livro passa é de que os personagens não conseguem ser felizes estáticos, eles necessitam de diversão e euforia, de algo mais na vida do que apenas casar, trabalhar e ter filhos. A rotina não é necessária e toda vez que ela aparece, o caos reina.

Mas o que eu mais gostei no livro é o espírito de Sal e sua aspiração por poesia. Gostei da forma como ele buscava isso, mesmo nas horas ruis. Quanto a Dean, por mais que o cara quisesse ser livre, e tudo mais, ele era incapaz de pensar nos outros isso acaba causando um certo afastamento dele e do leitor. Ele se torna alguém patético.

"On the road" não é uma leitura fácil, não é legal o tempo todo e pode decepcionar. Mas não consegui não gostar do livro, afinal ele é um marco da literatura e tem muitas partes loucas e divertidas, além de apresentar toda uma história de vida por trás.  Kerouac publicou alguns livros antes, mas não fez sucesso como este. "On The Road" foi escrito em 3 semanas, em rolos de papel colados com fita adesivas, sem paragrafo algum. Depois de muitas editoras rejeitarem, ele acabou sendo obrigado a editar o livro para conseguir publicar.

Jack morreu aos 47 anos, de cirrose. Era de se esperar. Mas mesmo com toda essa doideira de vida, ele conseguiu deixar seu marco no mundo. Para conhece-lo um pouco mais, selecionei 2 vídeos: uma entrevista com o próprio e sua biografia, pela rede globo. 








domingo, 20 de janeiro de 2013

Como Harry Potter deveria ter terminado

Me indicaram esse video e eu o achei espetacular. Não é sempre que vemos o final perfeito de Harry Potter... Merece muito ser visto!




sábado, 19 de janeiro de 2013

Os 10 melhores filmes adaptados

Depois da lista onde listei "os 10 piores filmes adaptados de livros", trouxe hoje a lista dos 10 melhores filmes adaptados, na minha opinião. Quero deixar isso claro novamente, todas as listas são feitas de acordo com minha visão. Agora, vamos a lista: 

1- O senhor dos anéis (Trilogia)
Uma das melhores trilogias literárias e do cinema,"O Senhor dos anéis e a Sociedade do Anel", " O Senhor dos anéis : As duas Torres" e "O senhor dos Anéis : O retorno do rei" são filmes grandes e fabulosos, que trouxeram toda a magia de Tolkien para as telas do cinema.

2- Um amor para recordar
Eu me arrisco a dizer que neste caso, o livro é melhor que o filme. "Um amor para recordar" faz quem está assistindo chorar todo o tempo, e emociona mesmo os mais frios. Vale muito a pena assistir.


3- As Crônicas de Nárnia - O leão, a feiticeira e o guarda - roupa
Podemos dizer que este é o meu xodó. Adoro James McAvoy interpretando o Sr Tumnus e  Georgie Henley criando uma Lúcia da maneira como imaginei.

4- Laranja mecânica
Este é outro filme que considero melhor que o livro. O final do cinema é muito mais interessante que o final do própio livro de Anthony Burgess, mas isso  pode ainda ser analisado.

 

5- Harry Potter  - As relíquias da morte, parte 2
Emocionante, o final da saga fez todos os fãs chorarem até não terem mais lágrimas. 

 


6-  " O Hobbit: Uma Jornada Inesperada"
Mesmo sendo a primeira parte de 3, o filme atendeu minhas expectativas. Mostraram algumas coisas que apenas citaram no livro e conseguiu me entreter em suas 3 horas de duração.

 7- Forrest Gump - O contador de histórias
O livro é rápido, o filme é divino. Um dos filmes que mais gosto com certeza é "Forrest Gump", que mudou muito da versão literária para as telas, mas que manteve o ar puro, ou quase, de Forrest.
 

8- Jogos Vorarez
Jogos vorazes foi uma boa adaptação.  Não houve quase nenhuma mudança no enredo e o cenário foi maravilhoso.


9- Água para elefantes
Gostei de como o circo foi retratado e como o filme foi fiel ao livro. Foi simples, mais bem feito.

                                            

10 -  A história sem fim
Eu ainda não li o livro, mas a "A história sem fim" é um filme apaixonante. Retratando apenas a primeira parte do livro, o filme é vivo, simples e, mesmo sem grandes recursos para os efeitos especiais, genial.


11- Em décima primeira colocação, sem nem ter estreado no Brasil, está "Os miseráveis". Ela está aqui extra-oficialmente, apenas pelo que vi no trailer, mas parece que será um ótima adaptação e estou louca para assistir. Assim que estrear, terá uma resenha aqui.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Elixir

Filha de uma senadora e um médico famoso por suas caridades, Clea é uma fotojornalista, que agora está com toda a atenção voltada no desaparecimento do seu pai e em busca de alguma forma de encontrá-lo. Ao perceber um homem avulso em algumas de suas fotografias, a garota começa a buscar informações sobre esse mistério relacionado a ela, acabando por chegar cada vez mais perto de seu pai. Com a ajuda de seu amigo Ben, de sua melhor amiga e de Sage, Clea viaja à Paris, Brasil e Tóquio, tudo para encontrar seu pai e desvendar o segredo que a cerca.
 
Hilary Duff fez uma parceria com Elise Allen e escreveu "Elixir", um enredo repleto de várias características que estamos cansados de ver. Um amor que volta de geração em geração, uma mocinha corajosa, bondosa e sensível, duas opções de par romântico para a principal, sendo um incompreendido e o outro completamente fofo, e assim vai indo. O livro não é de todo ruim, mas não sei se eu que já cansei um pouco desse estilo de história. A leitura é rápida, os personagens legaizinhos, mas o enredo cliché ao extremo, como ja foi dito.

"Elixir" não me surpreendeu em nada, e não estou ansiosa para ler "Devoted: Devoção", a continuação. Existem livros que não te cativam, então não sou mais responsável por esta coleção.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Recomeçar - Carlos Drummond de Andrade

Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar"
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante... acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? foi aprendizado...
Chorou muito? foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? é porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? era o início da tua melhora...
Pois é...agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a pintar...desenhar... dominar o computador... ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio... quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? besteira...tem tanta gente que você afastou com o seu"período de isolamento"... tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos... ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado... até a boca ficar amarga.
Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar? ir alto...sonhe alto...queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental... joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho de coisas tristes... fotos...peças de roupa, papel de bala... ingressos de cinema, bilhetes de viagens... e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...  jogue tudo fora...mas principalmente... esvazie seu coração... fique pronto para a vida... para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis... somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... afinal de contas... Nós somos o "Amor"...

"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."

sábado, 5 de janeiro de 2013

Resposta Certa


Quando vi a sinopse de "Resposta Certa" a primeira vez, junto com todas notas que a editora "Intrínseca" publicou na capa e nas folhas iniciais do livro, realmente me animei com toda a história do desafio universitário e tudo mais. Porém, quando cheguei ao fim do livro, me perguntei por que David Nicholls escreveu esse livro. Decepcionante demais.

Brian Jackson acaba de entrar na universidade, bobo e desorientado, e conhece Alice, a típica patricinha rica. Ela o leva para chalés, tomar café, o convence que gosta dele e ao mesmo tempo não lhe dá a devida atenção. Ao mesmo tempo em que é feito de bobo pela moça, Brian tenta manter sua relação de amizade com Spencer, estudar para as provas, dar atenção a mãe, mas tudo sem ter nenhum resultado, sem nenhum crescimento. Como plano de fundo de todas as esquisitices do moço, temos o "Desafio Universitário", algo que deveria ser sua salvação mas que apenas o deixa ainda mais atordoado.

A história do livro se mostrou um pouco cansativa, com várias voltas e sem um fim convincente. As relações dos personagens não tiveram a profundidade desejada, as ações equivocadas e burras de Brian foram irritantes. Acho que poucos personagens principais foram tão lesados como o deste livro. Talvez o final do livro agrade alguns, mas não consegui gostar também, mesmo seguindo a mesma linha do resto da história.Faltou algo.

"Resposta certa" não é nada daquilo que promete ser. É cheio de piadas engraçadinhas, mas não conseguiu convencer o leitor principalmente por causa dos personagens clichés e chatos. Brian conseguiu me irritar do início ao fim, Alice despertou foi nojo, enquanto os amigos de Brian me deixaram indignada por serem tão sem noção. Talvez a única personagem que tenha ganhando minha simpatia foi Rebecca, por ter um caráter legal e mantê-lo durante todo o livro.

Se eu gostei de alguma coisa no livro foi as perguntinhas e respostas no inicio de cada capitulo. Achei bem criativo fazer isso.

PS- Agora, para vocês que querem ter outra opinião, achei uma resenha muito interessante que concorda e discorda da minha, vale a pena dar uma olhada:
http://www.nemumpoucoepico.com/2012/07/resposta-certa-de-david-nicholls/

PS- Foi adaptado pela HBO para a TV. Nome: "Garoto nota 10". Parece mais legal que o livro.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As melhores obras de fantasia do século XX e XXI

Depois de fazer minha própria listagem de melhores livros de fantasia, achei outra listagem, da  Locus Magazine, que abriu espaço para seus leitores votarem  nas melhores obras de fantasia do século XX e XXI. Abaixo o resultado :

Melhores obras de fantasia do século 20:
  1. O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien (1955)
  2. A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin (1996)
  3. O Hobbit, Tolkien, J. R. R. Tolkien (1937) 
  4. O Feiticeiro e a Sombra, Ursula K. Le Guin, (1968) 
  5. Nine Princes in Amber, Roger Zelazny (1970)
Melhores obras de fantasia do século 21: 
  1. Deuses americanos, Neil Gaiman (2001)
  2. Jonathan Strange e Mr Norrell, Clarke, Susanna (2004)
  3. O Nome do Vento, Patrick Rothfuss (2007)
  4. The Scar, China Mieville (2002)
  5. O Festim dos Corvos, George R. R. Martin (2005)

 FONTE
http://www.gameofthronesbr.com/2012/12/a-guerra-dos-tronos-e-segunda-melhor.html
http://www.locusmag.com/2012/AllCenturyPollsResults.html

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013 chegou

2013 chegou e com ele, como sempre, a esperança de termos um mundo com mais paz, companheirismo e amor. Espero realmente que finalmente esses desejos se concretizem este ano, ou que pelo menos possamos caminhar para que um dia cheguemos a algo parecido a uma sociedade igualitária e eficaz socialmente. 

Desejo a todos muito conhecimento, muitos livros, muitas histórias, personagens interessantes, enredos bem escritos, seriados novos, filmes intrigantes e tudo o que possa contribuir para nossa criatividade e entretenimento, afinal necessitamos de cultura, seja útil ou não.

Espero que esse blog continue crescendo cada vez mais, e agradeço a todos que contribuem para isso. Sempre é bom ouvir críticas, elogios e comentários sobre o blog e espero aprender ainda mais junto com ele. Olhando minhas primeiras resenhas, vejo que evolui muito, mas ainda preciso melhorar muito mais.


 FELIZ 2013!!!!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails