Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Literatura Brasileira

Muitas vezes, desprezamos a literatura nacional e nos esquecemos do quanto ela é importante. José de Alencar, Machado de Assis, também escreveram histórias que devem ser reconhecidas por adolscentes e jovens.Tudo bem que muitas vezes os seus livros são monótonos e trágicos, e com uma linguagem que não estamos acostumados, mas esse era o contexto da época e também podem ser apreciados.

Um exemplo é O Guarani, de José de Alencar. Poti e Ceci foram o casal mais bonito da literatura nacional, e o livro me prendeu de um jeito dificil de explicar. Senhora, também de José de Alencar, e DomCasmurro, de Machado de Assis, foram livros que também gostei muito, pois não possuem essas heróinas bobinhas e angelicais.

Mas nem todos os livros atendem as expectativas. O Coronel e o Lobisomem, de José Candido de Carvalho e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida foram livros que não apreciei tanto, pois me pareceram cansativos ao extremo.

A literatura nacional atual também deve ser aderida. Fernando Sabino, Pedro Bandeira, Luiz Fernando Verissímo são autores que escrevem numa linguagem mais leve, sem perder o carisma da história.

Assim, fica aí a minha dica. A literatura nacional também deve ser lida, mas leia por vontade própia, pois assim fica mais interessante.

sábado, 8 de maio de 2010

Percy Jackson e os Olimpianos

Quer coisa melhor do que juntar Mitologia Grega com os dias atuais? Rick Riordan conseguiu esse feito de modo brilhante! A série "Percy Jacksone os Olimpianos" traz a história de um menino, Percy, que descobre que é um semideus, filho de uma humana com um Deus grego.

No primeiro livro, "O ladrão de Raios", ao descobrir que é semideus, Percy é enviado ao acampamento Meio-Sangue e acusado de ter roubado o simbolo do poder de Zeus. Junto com seus mais novos amigos, Grover e Annabeth,ele tenta provar que não roubou nada ajudando a achar o verdadeiro ladrão.

No segundo livro"O Mar de Monstro", Percy e seus amigos novamente saem em uma missão, na busca do velocino de ouro para salvar o Acampamento Meio-Sangue. Atravessam o Mar de Monstro e se deparam com inúmeros seres e aventuras eletrizantes.

O Terceiro livro "A Maldição do Titã" Percy sai em busca de dois novos meios sangues ecada vez mais descobre coisas sobre os seres mitolológicos.

Li apenas os três primeiros livros, os dois que faltam são "A Batalha no Labirinto " e "O Último Olimpiano".O primeiro livro já foi lançado no Brasil, o outro será lançado em junho nos estados Unidos.

O filme baseado em O Ladrão de Raios foi lançado no Brasil em fevereiro de 2010, ainda não tive a oportunidade de ver, mas quero logo assistir-lo.

Mais informações: