Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Um pouco mais sobre: Suzanne Colins

Biografia: 
Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.

Iniciou a carreira em 1991, como escritora de programas infantis. Trabalhou em diversos programas para a Nickelodeon. Também foi a escritora-chefe de série animada Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment. Suzanne recebeu uma nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America por seu trabalho no aclamado especial de natal Santa, Baby! Depois de conhecer o autor James Proimos, quando ela trabalhava no programa Generation O! da KidsWB, se inspirou para escrever seus próprios livros voltados ao público jovem.

O livro que lhe deu fama mundial, The Hunger Games, o primeiro livro da triologia "Jogos Vorazes", foi lançado em 14 de setembro de 2008 seguido por Em chamas, publicado em 1 setembro de 2009, e Esperança, publicado em 24 de agosto de 2010.

Obras: 
As Crônicas do Subterrâneo
  1. Gregor O Guerreiro da Superfície (Gregor The Overlander) (2003)
  2. Gregor e a Segunda Profecia (Gregor and the Prophecy of Bane) (2004)
  3. Gregor e a Profecia de Sangue (Gregor and the Curse of Warmbloods) (2005)
  4. Gregor e as Marcas Secretas (Gregor and the Marks of Secret) (2006)
  5. Gregor e o Código da Garra (Gregor and the Code of Claw) (2007)

Trilogia Jogos Vorazes
  1. Jogos Vorazes (2008)
  2. Em Chamas (2009)
  3. A Esperança (2010)

Outros livros
  • Fire Proof: Shelby Woo #11 (1999)
  • When Charlie McButton Lost Power (2005)
  • When Charlie McButton Gained Power (2009)
  • Year of the Jungle (2013)

Minha Opinião
"Jogos Vorazes" é uma das minhas séries de livros favoritas, e uma das que mais me surpreendeu até hoje.  Suzanne é super criativa e montou em seu livro um mundo meio perverso, mas ao mesmo tempo intenso e atrativo. Ainda lerei muito mais coisas dela, assim que Cronos permitir. 

FONTE:

sábado, 20 de julho de 2013

Pegasus e o Fogo do Olimpo


Parece que os livros com a temática mitológica esteve em alta nos últimos tempos. Os livros de Rick Riordan abriram caminhos para mais e mais histórias de mitologia, seja grega, romana ou egípcia. Os Deuses tomaram contam dos livros e emprestaram suas características para personagens interessantes e divertidos em situações aventurescas e românticas . Mas será que não estamos andando em círculos? Tendo mas do mesmo? Talvez esse seja um caso a se analisar.

Mas vamos ao livro. "Pegasus e o Fogo do Olimpo", escrito por Kate O'Hearn, se propõe a oferecer ao leitor uma história de amizade e aventura, tendo como protagonista Emily, uma menina de 13 anos doce e atenciosa, mas triste, tendo perdido sua mãe recentemente. Certa noite, durante uma tempestade, Emily houve um barulho no telhado e sobe para conferir o que estava acontecendo. E lá estava ele, um grande cavalo alado, meio sujo, mais mesmo assim era um cavalo com asas. 

Esse animal era Pegasus, o cavalo do Olimpo. Ele foi roubado por Paelen, enquanto ocorria a pior batalha que o Olimpo já enfrentou. Quando caiu na terra, Palen se perdeu de Pegasus e foi levado ao hospital, causando muitos problemas a si mesmo. Já Emily, não conseguiu cuidar do cavalo sozinha, e lembrou-se de Joe, um menino de sua escola que amava Pegasus. Assim, ela o chamou e juntos eles começaram a desvendar o mistério do cavalo e descobrir alguma maneira de ajudá-lo.

A história é interessante, Pegasus é um bom tema a se tratar, mas foi abordada de forma errada. Não há originalidade, muitas das coisas ali escritas poderiam ser imaginanadas em outros livros que tratam do mesmo tema. Acho que está faltando um pouco de inovação. Uma menina, um menino e alguns deuses, ou semi-deuses, lutando para salvar os outros deuses e o Olimpo. Olimpo que, me corrijam se eu estiver errada, não existe na Mitologia Romana, da qual o livro trata. "Pegasus e o Fogo do Olimpo  confunde tudo". Além disso, é difícil para o leitor conseguir se identificar com algum personagem, sendo eles previsíveis. Mas de qualquer jeito, lerei pelo menos o segundo livro. Já que comecei, vou terminar.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Os melhores livros de Sidney Sheldon


No Top 10 desse mês, resolvi homenagear meu escritor favorito, tentando listar os 10 melhores livros que ele escreveu, dos que eu li. Já fiz um post com sua biografia, já escrevi muitas resenhas de seus livros, mas ainda tenho tanta coisa para falar dele que é necessário criar mais um post sobre esse incrível autor.

Sidney sabia escrever como poucos. Suas heroínas são espertas, inteligentes e bonitas. Se elas não começam o livro assim, passam por grandes desastres na vida até conseguirem obter essas qualidades, acabando por mexer com a sociedade a que pertenciam. Quer fornecer uma dica de livro sem erro: Indique um livro do Sidney Sheldon. Não tem como errar.

10- As areias do tempo
Sinopse: Quarenta anos após a Guerra civil a Espanha ainda é um país fragmentado, sacudido pelo  essurgimento de movimentos separatistas. É nesse cenário, na segunda metade dos anos 70, que Sidney Sheldon desenvolve sua história: o confronto entre o terrorista basco Jaime Miró, que liberta da cadeia dois companheiros condenados à morte, e seu perseguidor, o coronel Ramon Acoca, que invade o esconderijo dos fugitivos, um convento na região rural de Àvila. Sheldon narra o drama de quatro freiras, arrancadas da paz da clausura para a agitação de Madri, onde conhecem o perigo e a paixão.

Motivo para ler : As freiras são demais!

9- Lembranças da Meia - Noite
Sinopse: Continuação do grande sucesso do autor, "O Outro Lado da Meia-Noite", o livro dá sequência aos acontecimentos ocorridos no primeiro romance, mas é uma história independente cuja personagem principal, Catherine Douglas, luta contra um destino aterrador.

Motivo para ler: Essa é a continuação, o primeiro é muito bom! Leia abaixo.

8- O Outro Lado da Meia - Noite
Sinopse: Principal best seller de um dos escritores mais lidos da segunda metade do século XX. Conta a história de duas belas heroínas, Noelle, filha dos bairros pobres de Marselha, e Catherine, natural de Chicago, que adorava e temia os homens ao mesmo tempo.

Motivo para ler : As personagens principais dominam o livro, o que o torna muito viciante. Para quem procura tensão, doçura, amor, ódio e tudo mais

7-Nada Dura Para Sempre
Sinopse: Kat Hunter, Betty Taft (Honey) e Paige Taylor são as únicas mulheres em um grupo de médicos residentes de um hospital de São Francisco. Além de trabalharem juntas, elas dividem o mesmo apartamento e protagonizam situações, no mínimo, insólitas: a primeira, por pouco não provoca a interdição do hospital; a segunda mata um doente em troca de 1 milhão de dólares; e a terceira é assassinada. Em "Nada Dura Para Sempre", Sidney Sheldon envolve o leitor em uma trama na qual transitam profissionais da medicina e mafiosos, pacientes e viciados em drogas. Um jogo de gato e rato capaz de tirar o fôlego, com todos os elementos que transformaram os livros de Sheldon em campeões de vendas.

Motivo para ler: Personagens que fazem tudo de errado, e sofrem as consequências. Uma trama que envolve o leitor de maneira excepcional.

6-O Plano Perfeito
Sinopse: Para Oliver Russell, não existe prazer que se compare à sensação de poder. Mas quando chegar à Presidência dos Estados Unidos, saberá que poucas coisas podem ser mais devastadoras para as suas ambições políticas que o desejo de vingança de uma mulher traída. O plano perfeito narra a história de paixão, poder, traição e desforra envolvendo a publicitária Leslie Stewart e Russell, que a abandonara para se casar às escondidas com a filha de um senador influente do Kentucky, estado pelo qual se candidatou ao governo.

Motivo para ler: Não existe ninguém mais vingativa que Leslie. Suas maquinações ensinam muito ao leitor.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ella Enfeitiçada


Quando vi pela primeira vez capa de Ella Enfeitiçada, fiquei eufórica. Eu vi o filme "Uma garota encantada", quando tinha uns 15 anos, e amei de paixão. Mas eu não sabia que o filme era baseado em um livro. Felizmente, quando achei o livro, larguei tudo o que estava fazendo e fui ler um conto de fadas, baseado na Cinderela. Um livro infantil, mas que vale para todas as idades. 

Quando Ella nasceu, ela recebeu um dom um tanto perturbador. Ela seria obrigada a obedecer todas as ordens direcionadas a ela. Desde a infância ela sofreu com tal presente, e sua mãe ordenou a Ella que nunca contasse para ninguém, afinal alguém poderia explorar a pobre menina. Porém, quando a mãe da menina morre, Ella foi enviada por seu ridículo pai, que não sabia de seu segredo, para uma escola de boas maneiras, onde duas irmãs descobriram seu segredo e a atormentaram. Decidida a achar Lucinda, sua fada-madrinha às avessas, a menina vive algumas aventuras e se relaciona com o príncipe Charmont, que se apaixona por ela. 

Como não amar esse livro? Uma protagonista esperta, mas boazinha, um par romântico apaixonado e inteligente, vilãs que tem o que merecem, pelo menos no final do livro, e uma fada madrinha atrapalhada. O livro é divertido, leve, prático, uma leitura para o final de tarde, ou para uma aula chata. (Você pode estar na faculdade, mas aulas chatas ainda existem e você é obrigado a ler um livro). Gail Carson Levine, a autora, está de parabéns pela criatividade. Talvez  o final seja muito Cinderela, mas essa é a característica da autora que reconta contos de fada. É muita fofura para um livro só.