Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Paixão - Lauren Kate


"Paixão"  recomeça exatamente onde parou "Tormenta". Depois de entrar no anunciador, Luce começa a viajar por todas as suas vidas  passadas procurando respostas para a maldição que não a permite ficar junto de Daniel. Se transportando por diversas outras encarnações, nas quais Lucinda Price era uma princesa, uma serva egípcia, uma russa em plena segunda guerra mundial, uma maia azarada e diversas outras garotas, Luce vai descobrindo um pouquinho mais sobre seu verdadeiro amor pelo anjo caido.  Ela ainda conta com a ajuda de Bill, a gárgula que  encontra dentro de um dos anunciadores, e que se mostra muito útil quando o assunto é ajudá-la a encontrar suas respostas. Enquanto Luce corre pelas suas vidas, Miles e Shelby vão atrás delas, além de, obviamente, Daniel, mas este sempre chega atrasado, e nunca consegue encontrar sua amada.

Ainda não consegui definir minha opinião sobre o terceiro livro da série Fallen. Ao mesmo tempo em que acho linda essa viagem de Luce, o amor dos dois e os olhos violetas de Daniel, considerei o livro um pouco fraco. Lucinda ficou a maior parte do livro correndo pelos anunciadores, e só em duas últimas páginas, no final do livro, é que Lauren Kate trouxe novidades ao enredo. A explicação não foi uma surpresa muito grande, mas pelo menos forneceu sentido ao amor de Luce e Daniel. Considerei um ponto positivo a explicação da separação entre os anjos e sobre todo o rancor de Cam, assim, por mais que o livro não me surpreendeu o bastante, foi bom lê-lo.

sábado, 19 de novembro de 2011

Depois daquela viagem - Valeria Piassa Polizzi


 Sinopse
"No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos.
A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo."

"Depois daquela viagem' é daqueles livros que te marcam por toda a vida. O li quando tinha uns 14 anos, e isso contribui muito para meu amadurecimento. Valeria Piassa escreve de maneira simples sobre um pedaço de sua vida que para muitos seria motivo de vergonha e escândalo, mas que é na verdade um alerta sobre os relacionamentos rápidos, a importância da proteção nas relações sexuais, além da tolerância quanto as diferenças. Um livro que deveria ser lido por todos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Trilogia Fronteiras do Universo - Philip Pullman

A bússola de Ouro
Cheio de aventuras, tristezas e romance, a série "Fronteiras do Universo" é completamente emocionante. Em um mundo paralelo ao nosso, Lyra é uma garota meiga, mas ao mesmo tempo esperta e orgulhosa. Após seu amigo Roger desaparecer, ela acaba saindo em busca de seu paradeiro, junto com seu daemon, Pantalaimon, um "bichinho" que a compõe, e um objeto bem excêntrico que lhe ajudará em seu caminho. O que encontra é uma grande jornada com ursos de armadura, bruxas, prisões juvenis, e muitos perigos.
 
A faca sutil
No segundo livro, aparece Will, o melhor personagem da série. Depois de acidentalmente matar um homem, o garoto de 12 anos decide fugir e procurar seu pai desaparecido. Seguindo uma gata, ele acaba atravessando um portal e chega a Cittàgazze, onde se encontra com Lyra. Os dois acabam ficando juntos para sobreviver, e surge uma grande amizade entre os dois, onde ela o ajudará a encontrar seu pai, e ainda descobrirão o significado do pó.

A luneta âmbar
Agora que Will é portador da faca sutil, ele deverá entregar, a pedido do pai, a faca ao Lorde Asriel, já que a lâmina é a única arma útil na guerra que está se aproximando. Mas ele não conseguirá fazer nada sem a ajuda de Lyra, que está desaparecida. Com a ajuda de dois anjos, ele sairá em busca da menina, enquanto os inimigos também a procuram.

Não entrei muito em detalhes nas sinopses, pois faz cerca de dois anos que li esses livros. O enredo é bom, criativo e causou muita polêmica pelas suas críticas a Igreja. Alguns personagens são figuras importantes da série, mas não foram mencionadas, como a Sra. Coulter e Serafina Pekkala
. A história é interessante, e me fez mais chorar que rir, acho que por isso não me lembro muito dela, mas valeu a pena. Para quem gosta de drama e riscos, é uma ótima leitura.

sábado, 5 de novembro de 2011

Um dia - David Nicholls

Esse é meu livro!!! Prefiro minha capa!
Emma e Dexter se conhecem na formatura, 15 de julho de 1988, e acabam passando a noite juntos, conversando sobre o futuro e os planos. A partir desse momento, se tornam grandes amigos, e durante os próximo vinte anos, mantêm uma amizade profunda, com diversas idas e vindas. Dex, que desejava um destino com muito prazer, bebidas e mulheres, descobre pelo caminho que não será jovem eternamente. Já Em, percebe que nem seus lindos textos, muito menos seu coração bondoso e ingênuo, serão suficientes para ingressar rapidamente no mundo literário. Para seguirem seus sonhos, os dois contarão com a ajuda um do outro, e mesmo depois de muito erros e acertos, descobriram que unidos são melhores.

Segunda capa, com foto do filme
"Um Dia" é sensacional. Primeiramente, a ideia do autor de escrever o livro, com fatos de um único dia do ano, 15 de julho, durante 20 anos, é muito criativa. O enredo é bem escrito, e os personagens descritos minuciosamente, aliás, gosto muito de livros onde os personagens são bem detalhados. Consegui imaginar Em e Dex com a maior facilidade, tanto exteriormente como psicologicamente. Um casal perfeito, sem deixar de comentar. A sensibilidade de Emma e o jeito malandro de Dexter pode por um momento parecer cliché, mas o livro é muito realista, com duas pessoas que se gostam mas não conseguem ficar juntas, seja por orgulho ou desencontros amorosos.

Algus trechos devem ser destacados. A parte da briga entre Ian (hilário esse cara) e Emma, a doença da mãe de  Dexter e a bebida, um fato marcante no final do livro, quase me fizeram chorar. É claro que houve muitos momentos divertidos como  os dois na praia e os aluno de Em, além de partes românticas, como as cartas...

"... Mas no caminho vou passar no correio e mandar essa carta antes que eu  desista. Não ache que vir aqui é um má ideia - não é , é uma grande ideia e você deve vir - , mas porque posso ter falado demais. Desculpe se isso a deixou pertubada. O principal é que penso demais em você, só isso. Dex e Em, Em e Dex. Pode me chamar de sentimentaloide, mas não tem ninguém no mundo que eu mais gostaria de ver com disenteria.
Taj Mahal,1º de agosto, meio dia
Encontro você
Com amor,
Dex"

O livro foi adaptado para no cinema, com Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papéis de Em e Dexter, respectivamente. Estou ansiosa para ver, estreia esse mês. No mais, leia esse livro. É um romance sem muita água com áçucar, real e muito divertido.


Só para constar.. A música no final do trailler é de uma das minhas bandas favoritas. "Good life" do  One Republic. Preciso ver de qualquer jeito esse filme.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Avalon High - O filme



Sinopse:
"Avalon High é uma típica escola americana normal, frequentada pelos mesmos tipos de sempre: Lance, o esportista; Jennifer, a animadora de torcida; e Will, o presidente da turma e jogador. Mas nem tudo em Avalon High é normal, nem mesmo Ellie. Depois de um esbarrão no parque, os destinos de Ellie e Will parecem estar irremediavelmente entrelaçados. Ela começa a notar uma série de estranhas coincidências entre o seu cotidiano e a lenda do rei Arthur.Mas qual seria seu verdadeiro papel nessa história? E, pior, o que ela pode fazer para impedir que uma profecia milenar se cumpra mais uma vez?"

 Essa resenha contêm revelações sobre o enredo do livro e do filme

Se você não quer ter um ataque do coração, um conselho, não assista a adaptação que a Disney Channel fez do livro de Meg Cabot, "Avalon High". É muito ruim!!!!!! Mas muito ruim com força!!!!

O início do filme é consideravel, sem fugir muito do livro. Mas ao decorrer da trama, vão surgindo personagens que não estão presentes no livro, como Miles, suposto Merlin e melhor amigo de Ellie, o enredo é muito parado e Will está muito chato.  Mas nada comparado ao final terrível, onde colocaram Ellie como Rei Arthur!!! Sim, ela não é a Senhora do Lago, e sim o própio Arthur.  Como podem perceber, fiquei desapontadíssima, e morrendo de medo.

As adaptações da Disney, sempre foram horríveis. Em "O diário da princesa" foi modificado com uma certa sutileza, com detalhes como a morte do pai dela ou o cabelo moreno. Mas "Avalon High" exagerou muito, mudando completamente o sentido final. Estou com medo pelas futuras adaptações que a Disney planeja dos livros de Meg Cabot, como "A mediadora", torço por um resultado melhor.