sábado, 22 de maio de 2010

Literatura Brasileira

Muitas vezes, desprezamos a literatura nacional e nos esquecemos do quanto ela é importante. José de Alencar, Machado de Assis, também escreveram histórias que devem ser reconhecidas por adolscentes e jovens.Tudo bem que muitas vezes os seus livros são monótonos e trágicos, e com uma linguagem que não estamos acostumados, mas esse era o contexto da época e também podem ser apreciados.

Um exemplo é O Guarani, de José de Alencar. Poti e Ceci foram o casal mais bonito da literatura nacional, e o livro me prendeu de um jeito dificil de explicar. Senhora, também de José de Alencar, e DomCasmurro, de Machado de Assis, foram livros que também gostei muito, pois não possuem essas heróinas bobinhas e angelicais.

Mas nem todos os livros atendem as expectativas. O Coronel e o Lobisomem, de José Candido de Carvalho e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida foram livros que não apreciei tanto, pois me pareceram cansativos ao extremo.

A literatura nacional atual também deve ser aderida. Fernando Sabino, Pedro Bandeira, Luiz Fernando Verissímo são autores que escrevem numa linguagem mais leve, sem perder o carisma da história.

Assim, fica aí a minha dica. A literatura nacional também deve ser lida, mas leia por vontade própia, pois assim fica mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails