domingo, 29 de agosto de 2010

O Diário de Anne Frank


Anne
Frank nasceu na Alemanha e com 4 anos se mudou para a Holanda por causa da caça aos judeus. Aos 13, quando a perseguição chegou ao país, Anne e sua família, a família Van Daan e mais tarde, Albert Dussel se esconderam num anexo ao escritório de seu pai e só sobreviveram por um tempo por causa de ajuda de amigos.

O diário de Anne traz todos os momentos, sensações e conflitos
que ela passou durante os quase dois anos que esteve escondida. Totalmente criativa, ela também escreveu poemas, contos e sonhos que podem ser lidos no livro"Contos de Esconderijo". Ela era muito otimista com a questão do fim da guerra e sua libertação e mesmo comendo batatas podres ela se mostra alegre. Claro que suas angústias aparecem no diário, junto com a maturidade que adquire durante o tempo.


"O Diário de Anne Frank" é um documento histórico do sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. São relatos de uma adolescente e deveria ser lido por todos aqueles que acham que a guerra leva a algum lugar, para terem consciência de toda tristeza que ela proporciona.


Trechos do diário:
  • "...Somente devem ser faladas línguas de pessoas civilizadas, portanto, nada de alemão...."
  • "...Sinto-me má ao dormir numa cama quente, enquanto em algum lugar meus amigos estão caindo de exaustão ou sendo derrubados..."
  • "...Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia, enquanto não existe nenhum centavo para a guerra médica, para os artistas e para os pobres?Por que as pessoas têm que passar fome enquanto montanhas comida apodrecem em outras partes do mundo?Ah por que as pessoas são tão malucas?"

Um comentário:

  1. Oi susi...lindu esse post...amo esse blog.
    Vai lá no teentação e ajuda a gente no concurso blogbooks,vota lá.
    conto com vc.
    Bjim

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails