quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das crianças, livros de criança!!

 Contaminada pelo dia das crianças, resolvi hoje destacar livros que me fizeram muito feliz na infância. É claro que eu não lia a quantidade de livros que leio hoje, brincar de Barbie era um pouco mais interessante,  porém posso destacar muitos livros que li e adorei quando, e acho que quase todo mundo já os leu. Os livros do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", da "Coleção Vagalume", de autores como "Maria Jose Dupré" e "Ruth Rocha". Abaixo, segue uma lista puxada bem do fundo  da minha memória:
  
1- "A Reforma da Natureza", "Reinações de Narizinho" e outros livros de Monteiro Lobato.
 Não preciso nem falar porque, né? Um sítio onde tudo é mágica, aparecendo princesas, príncipes, animais falantes, uma boneca de pano é  muito atrativo para uma criança!

2- Uma professora muito maluquinha - Ziraldo
Adorei a história de um professora muito boazinha, que adora seus alunos e tem ideias bem avançadas das outra professoras do interior. Adoro até hoje.

3- O pequeno príncipe  -  Antoine de Saint-Exupéry 
 Clássico infantil universal, "O pequeno príncipe" é lindo, com seus diversos ensinamentos. "Tu é eternamente responsavel por aquilo que cativas", é por exemplo um deles, que carrego até hoje. 
  
 4- O amor  não tem cor - Giselda Laporta Nicolelis
Li "O amor não tem cor" não sei quantas vezes. É um dos meus livros favoritos até hoje, mesmo não o tendo mais. Contava a história de uma casal, um homem negro e uma moça branca que se apaixonaram, mas o pai dela não aceitava o casamento por causa da cor do homem. Retirando preconceitos desde a infância, esse livro é um exemplo para outros livros infantis atuais, que estão cada vez mais sem sentido.

5- Um dono para Buscapé - Giselda Laporta Nicolelis 
 Marcelo vai mudar-se para um apartamento, e não pode levar seu cachorrinho sapeca. O que fazer agora, abandoná-lo? Esse livro é tão fofo, ficava com muita pena do Buscapé...

6- O mistério da fábrica de livros - Pedro Bandeira
 Ganhei esse livro da minha avó, e lembro ate hoje o momento que ela me deu. É tão bom quando somos incentivados a algo  de que gostamos, afinal não estaria lendo desse jeito se não fosse por pais, tios, e outros "adultos".

7- A Mina de Ouro - Maria Jose Dupré
Uma história de aventura, onde alguns amigos se perdem em uma mina, e passam por muitos perigos e aventuras antes de se salvarem.
 
8- História Meio ao Contrário - Ana Maria Machado
 ""... E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre".É o fim da história? Não, é o começo. Mas não é por isso que a história é meio ao contrário, quer dizer, não é só por isso. Entre muitas risadas, você vai descobrir que "ser feliz para sempre" não é tão fácil assim e pode ser até meio chato. E que de nada adianta o poder do rei, a beleza da princesa, a coragem do príncipe... se não puderem fazer sua própria história."

 
8- "A ilha perdida", "Aventuras no império do sol", "O escaravelho do diabo"  e outros da coleção Vagalume
 Vagalume é a coleção infantil mais lida de todas, creio eu. Todo mundo já leu pelo menos um livro, e muitas vezes ainda pelo um livro ou outro para ler. Nem tento ler todos os livros, é impossivel.

Então, tentei escrever os livros que lembrei, mas tenho certeza que faltou muitos. Mas pelo menos recordei de momentos bons da minha infância, além de aumentar minha estante no SKOOB. haha

Um comentário:

  1. hahahahah não lembro de nenhum ahsoashoas Porque realmente não li nenhum HAOSHOASHOAS Só comecei a ler "O Pequeno Príncipe", mas eu realmente ODIAVA ler na época asoahsoas nunca mais tentei xD
    Mas deeeu vontade!! asoahsoas
    Beijooo, susi!! Feliz dia das crianças pra mim *-* E SAI DE PERTO DOS MEUS BOMBONS AHSOAHSOHAOS

    http://estherjds.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails