domingo, 16 de fevereiro de 2014

Misto - Quente




Charles Bukowski é  um desses autores que são amados, ou odiados. Depois de ler alguns poemas e  um romance, e entender o conceito do autor, cheguei a conclusão de que sim, Bukowski é fenomenal. O motivo? Primeiramente sua escrita transmite uma veracidade e transparência, que  faz o leitor acreditar que está na cabeça do autor, que por sua vez não quer esconder nada. E pensando nisso, vamos ao segundo motivo: Bukowski é sincero; suas opiniões -  principalmente sobre sua maior temática, as mulheres - são autênticas. Ele realmente ama falar das mulheres, principalmente de suas "curvas", que ele adora descrever da forma mais mais detalhada possível. Ele as ama e as odeia ao mesmo tempo, busca sempre por beijos e carinhos, depois as despreza por serem loucas e lunáticas. Ele ama a todas, mas foge sempre de algo que seja real. Por isso é chamado de "Velho Safado", mas um velho safado que pelo menos é sincero. 

A maioria dos escritos de Bukowski possui traços autobiográficos "Misto -  Quente" retratada a vida de Henry Chinaski, um garoto de origem alemã que nasceu nos Estados Unidos, após a quebra da bolsa de 1929. Com uma mãe completamente passiva e um pai violento e lunático, Henry tem que viver em um bairro pobre, com pais que desejam desesperadamente se passarem por ricos para a comunidade local. O resultado é uma criança isolada das outras, introspectiva e um pouco bruta. Quando cresce, sua adolescência é recheada de socos, álcool e espinhas, além da intolerância de seu pai e a falta de perspectiva de um bom futuro.  

Henry é um personagem que conta sua história com simplicidade e verdade, buscando em vão a dignidade da vida. Ele acaba por cativar o leitor por essa sinceridade e pelas coisas divertidas, e retardadas, que acaba fazendo e dizendo. Sua criação reflete no adulto que ele acaba se tornando, problemático, sem perspectiva e solitário. Sua família é tudo que uma família não deveriam ser. A mãe é submissa e maluca, chegando a tentar exorcizá-lo para acabar com as espinhas. Seu pai é grosso, ignorante e adora bater nele, mesmo sem nenhum motivo aparente. Sua única válvula de escape é a escrita e a bebida, o que o aproxima demais de Bukowski.

"Misto quente" é o quarto romance dos seis que Charles Bukowski escreveu. Eu apenas li este, mas foi o suficiente para colocar o autor entre os meus favoritos. Merece ser respeitado. 

4 comentários:

  1. Olá, gostaria de conversar sobre uma afiliação ou parceria, espero uma resposta por e-mail (para thevinydiary@gmail.com) ou um comentário no meu blog thevinydiary.blogspot.com Aguardo um retorno, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que tal conhecer um pouco do blog Fixação Literária?
    Bom, para quem curte tem resenhas, historias, séries criadas por nós e várias novidades, vem ver!
    http://fixacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que tal conhecer um pouco do blog Fixação Literária?
    Bom, para quem curte tem resenhas, historias, séries criadas por nós e várias novidades, vem ver!
    http://fixacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a critica, também amo Bukowski, é o personagem Henry Chinaski é um alterego de Bukowski. Te recomendo Hollywood foi meu primeiro livro dele e é bem interessante por que tem alem dos porres e relações malucas de henry, uma forte critica a industria cinematográfica e sociedade

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails