Mikael Blomkvist, um jornalista com sérios problemas na profissão, é contratado pelo rico e inteligente empresário Henrik Vanger para descobrir o que aconteceu com Harriet Vanger, a sobrinha do magnata, a quase quarenta anos atrás. Para isso, Mikael terá que remexer com todo o cuidado no passado dessa família poderosa, já que suas pesquisas e descobertas poderam afetar diretamente muitos com quem ele não deveria mexer. Mas alguém muito "especial" ajudará Mikael nessa jornada, Lisbeth Salander, uma hacker que um dia já investigou a vida do jornalista, irá contribuir muito na investigação, e os dois juntos correram muitos perigos, até encontrar o que realmente procuram.
Primeiro livro da trilogia Millennium, "Os homens que não amavam as mulheres" é um dos melhores livros policiais que já li. Mas o que me chamou atenção nele não foi a descoberta do mistério, porque eu desconfiei da resposta desde o inicio, mas sim todo o desenrolar da trama e o que o desaparecimento de Harriet escondia. Fiquei fascinada pela perspicácia do autor em montar toda essa história, sem nenhum erro. É muita imaginação e muita inteligência para uma pessoa só. Pena que o autor Stieg Larsson morreu antes que o livro fosse publicado.
Enfim, o livro é maravilhoso e estou louca para ler a continuação. Comprei os três de uma vez por causa da indicação de um amigo e não me arrependo. O filme também já foi lançando, parece que há algumas diferenças, mas o enredo é o mesmo.