domingo, 29 de abril de 2012

Crime e Castigo



Sinopse:
"O Romance Crime e Castigo (1866) seria de expectativa para uma legião de leitores fascinados com o destino de Raskólnikov, estudante e homicida perseguido pela memória de seu crime. Raskólnikov, paupérrimo, resolve matar uma miserável e inútil usuária, para salvar a si próprio e a sua família, comete o crime, mas logo se vê obrigado a assassinar outra pessoa, inocente, e sai sem ter roubado nada, as dúvidas o devoram, seu duelo de conversas com o comissário de polícia destrói-lhe os nervos, e por fim, confessa o crime a uma prostituta que lhe mostra o caminho do arrependimento e do Evangelho. Dostoiévski identifica o problema central dos limites da liberdade da ação humana, mas também sugere as possibilidades de redenção pelo crime."


Crime e Castigo é  tenso, pesado e complexo. O texto pede toda a atenção do leitor, e a história, ao meu ver, poderia ser resumida em umas 100 paginas, muito menos do que as 555 paginas que ele possui. O livro é um clássico mundial, muito bem escrito e estruturado, porém é uma leitura difícil e sua história pouco chamativa, mesmo com a reflexão sobre o valor do homem e seus pensamentos em relação a vida. E quantos pensamentos... Uma aula de sofrimento e de como se livrar dele.

Este livro não é para qualquer um. Acho que não consegui absorver nem cinquenta por cento de seus ensinamentos. Custei a criar coragem para lê-lo e quando finalmente o terminei , fiquei felicíssima. Afinal, não são todos os livros que conseguem me conquistar. Recomendo "Crime e Castigo" apenas àqueles que possuem coragem e ânimo.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Felicidade?

Disse o mais tolo: "Felicidade não existe."
O intelectual: "Não no sentido lato."
O empresário: "Desde que haja lucro."
O operário: "Sem emprego, nem pensar!"
O cientista: "Ainda será descoberta."
O místico: "Está escrito nas estrelas."
O político: "Poder"
A igreja: "Sem tristeza? Impossível.... (Amém)"
O poeta riu de todos,
E por alguns minutos...
Foi feliz!

O Teatro Mágico

sexta-feira, 20 de abril de 2012

As 10 melhores livros de romance

O romance é um gênero que aparece na maioria dos livros, seja de fantasia, suspense ou drama. Procurei, na lista desse mês, encontrar os 10 livros que mais me emocionaram com suas histórias, aqueles que focam no amor como principal ponto do enredo. Dessa vez não vou fazer comentários, pois já resenhei a maioria dos livros, clicando no título, você descobrirá minha opinião... Assim, aí vai minha listinha:
  







7- A ira dos anjos  - Sidney Sheldon



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um amor para recordar

Sinopse: 
Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

"Um amor pra recordar", uns dos primeiros romances e Nicholas Sparks, é totalmente água com açúcar com uma história totalmente cliché. Um garoto e uma garota, em vidas totalmente opostas, se apaixonam, mas o destino intervém e eles terão que derrubar barreiras para permanecerem fiéis um a outro. Como muitas pessoas, primeiramente chorei muito com o filme para depois descobrir que era uma adaptação, e pela primeira vez na minha vida, eu preferi a história de Landon e Jamie nas telonas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

" A Hospedeira" terá adaptação nos cinemas

Mesmo com o final da "Saga Crepúsculo" este ano, os fãs de Stephenie Meyer não precisarão ficar tristes. "A Hospedeira", será adaptado para as telas do cinema, e tem previsão de estreiar apenas em 29 de março de 2013.

O primeiro pôster foi divulgado essa semana, veja abaixo:





Quero realmente saber como ficará essa adaptação. A graça do livro são as emoções de Melanie em contraste com sua hospedeira, um conflito interno que será difícil de demonstrar. Realmente ou o filme será muito bom ou muito ruim, o que nos resta é esperar. Quem quiser saber mais sobre o livro, clique aqui.
Para os que já leram o livro e estão curiosos, Saoirse Ronan, a atriz ao lado, interpretará Melanie. Ela é bem parecida com a protagonista da minha imaginação...

domingo, 8 de abril de 2012

O retrato de Dorian Gray

Dorian Gray é um jovem inocente, doce e lindo, que após a morte do avó muda-se para Londres e herda o patrimônio do falecido. Amigo de Basil, um artista da alta classe, ele logo se vê como modelo principal e único do pintor. Porém, a influência de Lorde Henry, um idealizador da vida e dos prazeres, acaba por levar Dorian a um caminho sem volta, onde a beleza e a juventude são mais importantes do que a própria alma do indivíduo.

"O diário de Dorian Gray" foi uma história que me fascinou desde que conheci. Sempre soube o enredo central, li adaptações, mas custei a achar o livro verdadeiramente escrito por Oscar Wilde. Bom, como era de se esperar, não me decepcionei com um livro que retrata de forma simples, mas ao mesmo tempo inteligente, a ideia da superficialidade e ignorância humana. O retrato pintado por Basil sofre todas as consequências das atitudes de Dorian e sua alma é cada vez mais corrompida, mas ele continua belo e jovem, o que na sua concepção é o mais importante.  

Vários filme já foram adaptados, cada um com um propósito e um foco diferente. No mesmo dia que terminei o livro, fui ver o mais recente estrelado pelo lindo Ben Barnes, de 2009. A adaptação possui muitas diferenças, com trechos mudados ou adicionados a história, mas a ideia central se mantêm. Recomendado, filme e livro!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Novidades editora Intrínseca

A Editora Intrínseca é uma das que mais cresce atualmente no Brasil, e me deparei com dois lançamentos interessantes. Vale a pena  conferir.



Editora: Intrínseca
Autor: LAUREN OLIVER
Ano: 2012
Número de páginas: 352

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga todos os cidadãos a serem curados quando completam dezoito anos. As pessoas também enfrentam outras duras imposições das autoridades, como toque de recolher, fiscalização sobre as artes e intensivo controle através de escutas telefônicas e agentes nas ruas, sempre atentos a qualquer atividade suspeita.
  • Lena Haloway acredita que todas essas regras são para o bem da população e aguarda ansiosamente o dia de sua intervenção. Essa é a coisa certa e esperada a se fazer. Mas tudo que ela conhecia e em que acreditava desmorona no momento em que Lena se apaixona por Alex. Faltando apenas noventa e cinco dias para sua intervenção, será que Lena ainda escolherá a cura?


  • Editora: Intrínseca
  • Autor: ERIN MORGENSTERN
  • Ano: 2012
  • Número de páginas: 368

  • Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.
    À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

domingo, 1 de abril de 2012

Morte e Vida de Charlie St. Cloud


Sinopse: Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.

"Morte e Vida de  Charlie St. Cloud" é um livro leve que de primeira não prende o leitor com seus capitulos iniciais parados, mas acaba melhorando ao seu decorrer. O que realmente salva o livro é essa reviravolta que ocorre, e que os mais espertos perceberão, ou talvez não. Não posso falar muito senão estraga todo o clima do livro, mas diria que a história é legalzinha. 

Trailer do filme  a seguir:



 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails