domingo, 1 de maio de 2011

O morro dos ventos uivantes

(Esta resenha contém revelações sobre o enredo)



"O morro dos ventos uivantes" conta a história de amor de Catherine e Heathcliff, irmãos de criação, que se amam profundamente. Entretanto a falta de incompreensão um com o outro e a intervenção negativa do irmão de sangue de Cathy, Hindley Earnshaw, separa-os. Cathy acaba se casando com Edgar Linton e seu amado vai embora rancoroso e extremamente magoado. Anos mais tarde, Heathcliff volta disposto a se vingar de todos aqueles que o rebaixaram e o fizeram infeliz, ao mesmo tempo que tenta reconquistar o amor de Catherine.

O livro não atendeu as minhas expectativas. Achei -o  extremamente confuso e, atrevo a dizer, chato. Que amor é aquele de Catherine e Heathcliff ? Um amor onde ninguém tenta compreender o outro, onde não há paz, só existe brigas? Um amor que faz Heathcliff magoar e deprimir a todos, até o leitor? Sinceramente não gostei do livro. Odiei Heathcliff. O odiei por ser egoísta, já que mesmo sabendo que Cathy ia morrer se o visse, apareceu para ela, o odiei por tratar Hareton daquele jeito, mesmo se vendo nele. O odiei por bater na Cathy filha e no própio filho. Quanto a Catherine, ela é uma garota mimada e irritante, além de se muito maldosa.

Me perdoe todos aqueles que gostaram, mas por mais que o livro seja um clássico do romance ele é triste e sombrio demais! Se gostei de algo foi do final, mas não por causa de Catherine e Heathcliff , já que o espírito dos dois devem estar zanzando por aí, mas pela união da filha de Cathy e Hareton. Achei tão bonitinho os dois juntos! Sou uma romântica feliz, como se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails