domingo, 28 de agosto de 2011

Admirável mundo novo - Aldous Huxley

"Admirável mundo novo" é um daqueles livros que fazem você pensar o que será o futuro. Publicado em 1932, o livro retrata esse futuro surreal, onde o casamento e a gravidez são ultrajantes e ninguém vive sem doses de "soma", uma droga que tranquiliza e faz os pensamentos tristes sumirem. Mas se a gravidez é terrível você vai se pergunta: "Como as pessoas nascem?". A resposta não é nada agradável pois de acordo com o livro, seremos fabricados, ou melhor, pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente . E é claro que ninguém será igual, existirão castas( os Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Ípsilon) cada uma com sua cor distinta para a sociedade.

Bem, não existe religião, não existe cultura (só o cinema sensível é permitido) e a elevação de  castas  é proibida. Além disso, ninguém se rebelar pois desde crianças todos são condicionados a "hipnopedia" ou ensino do sono, consistindo em repetir frases ao humano durante o sono, que quando acorda, a aplica sem se questionar. Não posso esquecer de comentar também que o ser mais superior da sociedade é chamado de Ford... Alguma semelhança com Ford e suas linhas de montagem?

Bom, mas toda esse regime totalitário fica ameaçado quando Lenina e seu companheiro de viagem  Bernard vão a um lugar remoto na América do Sul, chamado de Selva, e encontram John, um selvagem que nasceu de Linda,  uma "Beta menos" perdida.  Achando o fato incrível, Bernard acaba levando os dois para a sociedade e John fica felicíssimo, repetindo insistentemente "Admirável mundo novo!". O que esse pobre  garoto não sabia é que o mundo novo não era lá tão admirável e sua felicidade estava acabando.

"Admirável mundo novo" é incrível. O autor consegue descrever métodos e esquemas com tanta naturalidade e eficiência  que o leitor é quase convencido que tudo pode um dia ser real, ou já é. Quanto aos personagens, com o coração romântico que tenho, apenas John me cativou, pobre garoto.  Vale muito a pena ser lido!

Interessante completar esse post, falando de algumas inspirações causadas pelo livro. A cantora Pitty lançou uma música com referência no livro, chamada  "ADMIRÁVEL CHIP NOVO" , a banda The Strokes fez o mesmo, a musica se chama "Soma",  Iron Maiden possui um álbum e uma música chamado " Brave New World" e Zé Ramalho faz alusão ao livro em "Admirável gado novo". Diversos filmes têm como refência o livro, "O demolidor" e " Equilibrium" são exemplos. E há, é claro, o filme propiamente dito chamado "Admirável mundo novo", que ainda vou assistir.

2 comentários:

  1. Vim agradecer por ter encontrado o livro que pedi, eu baixei mas não abriu o arquivo no meu pc, não sair em formato de leitura :(
    Mas eu tbm nem gosto muito daquele programa pois ele nunca abre no meu pc...
    Vou procurar em outro programa msm!
    Mas muito obrigada por ter procurado viu.
    bj

    fiztudoporvc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler esse livro após ter lido 1984, de George Orwell. Depois de ler a resenha em seu blog, fiquei com mais vontade ainda! ^^

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails