sábado, 12 de maio de 2012

A Guerra dos Tronos

"As crônicas o gelo e do fogo” é a sensação do momento, já que livro e seriado estão levando a magia dos 7 reinos a milhões de pessoas pelo mundo. Uma história que foi iniciada em 1996, ganhou vários prêmios com o primeiro livro, mas só foi realmente valorizada e difundida pelo globo depois que o seriado "Game of Trhones" foi lançado pela HBO. Seriado, que por sua vez, é muito fiel ao livro, com todos os seus personagens maravilhosos, lugares exóticos e lobos ferozes.

O primeiro livro da série, "A Guerra dos Tronos" inicia-se com o rei Robert Baratheon, rei dos sete reinos, tentando convencer Eddard Stark, o protetor das terras do norte e senhor de Winterfell, a se tornar a mão do rei e segui-lo para Porto Real, a capital. Levando suas duas filhas, Sansa e Arya, Ned acaba indo e deixando sua mulher e seus filhos Rob, Bran e Rickon, e permite à seu filho bastardo, Jon Snow, a ir para a muralha, prestar serviços a Patrulha da Noite. Chegando a seu destino, depois de muita turbulência, choro e alguma mortes, a Mão do Rei se vê em um lugar cheio de intrigas, traições e assassinatos, e é nesse inferno em que ele terá que descobrir quem matou a antiga mão do rei, Jon Arryn, e qual foi o motivo. 

Um desafio para mim é conseguir separar livro e a série da HBO. Eu não consigo. Primeiramente vi o seriado, fiquei completamente apaixonada e só agora comprei os livros. Por um lado essa experiência foi positiva porque  eu descobri a história, mas por outro lado, quando eu peguei o "A Guerra dos Tronos" eu já tinha todas as características dos personagens e lugares na minha cabeça, já sabia toda a história e suas surpresas. O pior é que estou cometendo o mesmo erro, não conseguindo deixar de ver a segunda temporada, considerando que ainda estou na pagina 60 de " A Fúria dos Reis". Hipnótico? Magia? A mídia usando seus meios? Não sei, só sei que George R. R. Martin criou mais que uma história, criou um mundo para qual eu, e muitos outros, fugimos. Mas o melhor de tudo é que você pode escolher para onde quer ir. 

Primeiramente você pode ir para Winterfell, encontrar Bran, um doce menino que ficou paraplégico depois de descobrir a traição de uma rainha, Rob, um garoto tendo que fazer a função de rei, e Rickon, uma criança de quatro anos sendo obrigado por todos a ter uma maturidade que não possui. Além disso temos Verão, Vento Cinzento e Cão Felpudo, seus respectivos lobos, Hodor, que carrega Bran por todo lado, o Mestre, a Ama, os Guardas. São muitos personagens para um texto só.
 
Também poderá viajar junto com Catelyn Stark, esposa de Ned, enquanto ela tenta descobrir quem mandou matar Bran. Mulher honrada, fiel a seu marido, inteligente e ousada, mas muitas vezes extremamente chata e irritante. Ela acaba capturando Tyrion Lannister, o duende, meu personagem preferido por ser perspicaz, inteligente, não muito belo, mas extremamente sensível. Ele é um gênio!

Pode também ir para A Muralha, um luga frio e isolado, onde está Jon Snow, tentando se adaptar. Um menino de 14 anos, agora 15, bastardo de Ned e odiado pela madrasta. Com ele temos Samwell, um amigo covarde, que não sabe fazer absolutamente nada, mas que é leal a Snow. Jon é outro personagem que gosto muito, pois todos o perseguem e o maltratam, mas ele não se abala. Ele permite apenas que Fantasma o veja chorar.

Não lhe aconselho muito a ir em Porto Real. Muitas intrigas, muita inveja, violência e maldade. Poderá ver Ned buscar quem matou e porque Jon Arryn, a antiga mão do rei e ser honrado e leal  pagando um grande preço por isso. Verá também um rei egoísta e nada honrado, uma rainha, Cersei Lannister, irada e totalmente má e seu irmão, com quem mantém um caso. Um príncipe, Joffrey Baratheon, simplesmente idiota, Sansa Stark, iludida e muitas vezes egoísta e Arya Stark, uma moleca adorável. Além deles, os membros do conselho: Varys, a aranha, Meistre Pycelle e Mindinho. Não confie neles de nenhum modo.

Finalmente podemos atravessar o mar e chegar ao leste, onde encontraremos Viserys Targaryen, o legítimo, ou assim se considera, homem a poder se sentar no Trono de Ferro. Outro idiota que acaba prometendo sua irmã Daenerys Targaryen à Khal Drogo, um senhor de cavalos dothraki. Mas nem tudo sai como esperado e Danny é muito mais que uma simples mulher, ela tem sangue de dragão nas veias.

Depois de se refugiar em todos esse lugares, saiba que há muito mais por vir. Exatamente 6 livros, ou quem sabe mais? Afinal, o trono é poder, e "Quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio-termo". Muitos irão morrer, pode ter certeza.

Um comentário:

  1. Oi Susi,a algum tempo eu já estava de olho nessa série,mas depois dessa sua resenha eu com certeza vou ler.obg.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails