domingo, 26 de agosto de 2012

O guia do mochileiro das Galáxias


"O guia o mochileiro das Galáxias" é um daqueles livros pequenos e rápidos, que podem ser lidos em uma tarde de sábado. O que o diferencia dos demais é ser considerado um livro de Nerds, uma coisa que eu nunca entendi, juntamente com a toalha, até lê-lo. "O guia" é um livro bobinho, com uma história inimaginável, fácil de entender. Mas o que o torna interessante são as explicações científicas escondidas na história e é claro, o adorável humor negro inglês.

Primeiramente a série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" foi transmitido pela BBC rádio 4, mas depois foi adaptada em vários formatos. Seriado, filme, teatro, quadrinho e livros. O primeiro livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias" traz Arthur Dent, um inglês hilário e azarado que está prestes a ter a casa demolida. Sua preocupação é essa, antes de seu amigo Ford Prefect, um ser de outro planeta, lhe revelar que a terra será destruída. Os dois então conseguem fugir sã e salvos com uma carona para o espaço e lá conhecem outros seres peculiares como um presidente ladrão, uma humana já conhecida por Arthur, um robô e muito mais. No espaço, viveram altas aventuras.

Douglas Adams foi um gênio ao ter tanta imaginação para criar todo esse enredo, personagens mais loucos que outros e ao mesmo tempo criticar e manter o bom humor. Não pude deixar de separar alguns trechos dignos de nota. Com certeza os próximos livros da série estão na minha lista.


"Os homens sempre se consideraram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa – a roda, NY, as guerras, etc – enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém, os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens exatamente pelos mesmos motivos."

"Arthur olhava para a tela, sentindo falta de alguma coisa importante. De repente deu-se conta do que era.
- Tem chá nessa nave?"

"- É muito gratificante o seu entusiasmo manifestado em relação a nosso planeta. Portanto, gostaríamos de lhes dizer que os mísseis teleguiados que estão no momento convergindo para sua nave fazem parte de um serviço especial que oferecemos a nossos clientes mais entusiásticos; as ogivas nucleares prontas para detonar são apenas um detalhe da cortesia. Esperamos não perder contato com vocês em vidas futuras...

Obrigado.
A voz calou-se."

"Essas criaturas chamadas ratos não são exatamente o que parecem ser. Não passam de protusões em nossa dimensão de seres pandimensionais imensos e hiperinteligentes. Toda essa história de queijo e guinchos é só fachada. - O velho fez uma pausa, uma careta simpática, e prosseguiu. - Eles estavam fazendo experiências com vocês."
 
"Como é sabido, a vida apresenta uma série de problemas, dos quais os mais importantes são, entre outros, Porque as pessoas nascem? Por que elas morrem? Por que elas passam uma parte tão grande do tempo entre o nascimento e a morte usando relógios digitais?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails