quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Adeus, Lênin!


Dirigido por Wolfganger Becker, “Adeus, Lênin!”, 2003 narra a história de Alexander Kerner, Daniel Brühl , que vê sua vida mudar completamente com a queda do muro de Berlim em 1989. Vivendo na Alemanha Oriental junto com sua mãe e irmã desde que nasceu Alex, agora com 18 anos, começa a ficar insatisfeito com o governo. Porém sua mãe, Christiane (Katrin Sass), é uma defensora e idealista do Partido Socialista Unificado da Alemanha desde que seu pai, supostamente, os abandonou para ir morar na “outra” Alemanha. Assim, quando uma manifestação na qual Alex participa é reprimida, Cristiane vendo seu filho sendo brutalizado e preso, acaba sofrendro um colapso e entra em coma.

A mulher permanece neste estado durante oito meses, nos quais vários acontecimentos históricos ocorrem: O “Muro de Berlim” é derrubado e a Alemanha reunificada sob um governo capitalista. Alex e sua irmã Ariane vêem as mudanças rapidamente, pois o consumismo e as propagandas rapidamente ingressam na vida deles, o jovem consegue um emprego como vendedor de antenas parabólicas, e sua irmã abandona a universidade para trabalhar em uma unidade do Burger King-thru, além de Ariane arrumar um namorado da Alemanha ocidental. Quando Christiane finalmente despertar, o médico revela a Alex e sua irmã que a mãe deles não pode sofrer nenhum tipo de choque por causa de seu coração. Alex então entende que a melhor solução seria mentir para sua mãe e não revelar a ela as mudanças ocorridas durante sua estadia no hospital.

Os irmãos então regressam com a forma original do apartamento, já que haviam mudado e comprado vários móveis e nova decoração e voltam a se vestir como se estivessem na Alemanha oriental. Durante o decorrer do filme, Alex precisa correr atrás de alimentos já extintos, fazer programas de televisão, e contratar meninos para cantar para sua mãe. Porém, essas mentiras vão longe demais e Alex terá que tomar cuidado para não magoar as pessoas.

“Adeus, Lênin!” é extremamente agradável e mostra com clareza e leveza a reunificação da Alemanha. Com a história centrada em uma família, o filme mostra o processo do fim do socialismo e a reestruturação do capitalismo. Exemplos que vemos no filme, como o “primeiro alemão no espaço”, que se tornou taxista, e o importante líder do partido, que ficou esquecido, revelam a intenção do filme de mostrar a nova ordem mundial instaurada após os períodos de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails