domingo, 4 de novembro de 2012

Por que "O Senhor dos Anéis" está em quinto?

Todos querem saber:  Por que "O Senhor dos Anéis está em quinto lugar" em uma lista que fiz em junho desse ano, dos " Os 10 melhores livros de fantasia"? Pois bem, vamos a explicação.

Primeiramente, gostaria de esclarecer que as listas que faço são sim  pessoais. Em algumas deixo isso claro, o que não foi o caso desta Escrevo sempre minhas opiniões, o meu ponto de vista. Ás vezes não é o que a maioria pensa, mas se tratando de livros, pelo menos para mim, sempre há um contexto envolvido. O emocional, o tempo, o momento, o lugar, o que a história desperta influênciam no meu gosto.

Mas indo diretamente para "O Senhor dos Anéis", usarei a teoria que meu bom amigo Victor Carneiro explanou para mim, e que concordo plenamente.

"O senhor dos anéis, é a bíblia dos medievais-fantásticos, da literatura fantástica em geral, é a pedra fundamental, o exemplo-mor, tem que ser respeitado como tal. Mas você pode por questões geracionais, ou preferência mesmo, gostar mais de outras coisas."

Pronto,  concordo com ele. Admiro o "Senhor dos Anéis", ele é o pioneiro de um novo tipo de literatura, cheia de detalhes, com o fantástico sendo a base de tudo J. R. R. Tolkien foi um dos primeiros a escrever dessa forma, e vai ser difícil alguém tirá-lo de seu trono. 

Agora, "As Crônicas de Nárnia", "Guerra dos Tronos", "Harry Potter" e "Coração de Tinta" são livros que significam mais para mim interiormente. "O Senhor dos Anéis" vêm em quinto, porque além de ser uma grande obra, também tem valor para mim. Não estou desmerecendo o livro, nem nada do gênero.

Então, espero que esteja esclarecido. Recebi muitas críticas, educadas ou não, quanto  a colocação de "O Senhor dos Anéis" e achei necessário explicar a listagem. E deixando bem claro: Eu gosto muito do livro, ele está entre meus preferidos.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails