domingo, 16 de dezembro de 2012

A revolução dos bichos

Na Granja Solar, os animais estão insatisfeitos com o modo que estão sendo tratados pelo dono Sr. Jones, dono do lugar. O porco Major acaba pregando aos demais animais à igualdade entre eles, além de outros ideais socialistas. Bola-de-Neve e Napoleão, outros dois porcos, colocam isso em prática quando o Major falece, expulsando Sr. Jones de sua casa e transformando o local em "Granja dos Bichos". Bola-de-Neve desejava desenvolver a fazenda  e diminuir o trabalho dos animais, enquanto Napoleão queria que os animais trabalhassem cada vez, para manter o poder dos bichos na fazenda. Sem conseguirem se entender, Napoleão acaba por expulsar Bola de Neve  da Granja e se torna o único líder dos animais. Inicia-se assim uma nova etapa para os bichos. Eles se tornam alienados e reféns do autoritarismo do novo líder.
 
"A revolução dos bichos" é um daqueles livros que os professores de história indicam seus alunos compreenderem melhor a matéria, mas na maioria das vezes ninguém lhe dá a devida atenção. Quando estudei a Revolução Russa, meu professor passou em sala de aula o filme com o mesmo título, de 1999, e consegui compreender toda a problemática deste episódio histórico. Acabei não pegando o livro para ler, mas neste ano, a oportunidade surgiu e adorei rever em minha mente personagens como Napoleão, Bola de Neve, Quitéria, as galinhas, etc.
 
Um livro fino e com uma liguagem fácil, porém sempre é necessário compreender melhor o contexto da leitura. Trago então um trecho que explicita bem quem é cada personagem e qual seu papel social no sistema, retirado de uma resenha publicada pela Biblioteca Folha, que explica melhor essa relação entre a obra de George Orwell  e a Revolução Russa:

"Não faltam paralelos entre personagens do livro e da Revolução Russa. O velho Major, porco sábio e professoral, é uma mistura de Karl Marx, famoso por ter transmitido suas crenças socialistas por meio de textos, repletos de conteúdo revolucionário, baseados na economia e na filosofia, com o Lênin idealista do princípio da revolução. É Major que espalha as sementes da revolução na Granja do Solar, que se tornará a Granja dos Bichos.

A exemplo de Marx, foi só após a morte de Major que seus ideais igualitários foram aplicados. Aí surgem Bola-de-Neve e Napoleão, os dois porcos que comandarão o levante dos animais contra o Sr. Jones. Napoleão, partidário do totalitarismo, foi criado para representar Stálin, o mais sanguinário dos líderes soviéticos. Bola-de-Neve tem destino similar ao de Trótski, transformando-se, à custa de muita propaganda, no “inimigo da revolução”.

Os cavalos Sansão e Quitéria representam o proletariado. Sem acesso às informações, eles crêem no que lhes conta Garganta, porco que é uma alegoria aos sistemas de propaganda dos regimes totalitários (um tipo de “Pravda” de quatro patas). Sansão é a encarnação irracional do mito criado em torno de Alexei Stakhanov, o mais famoso trabalhador soviético por seu empenho e por sua dedicação.

Ademais, Napoleão se cerca de cães ferozes, “verdadeiros defensores da revolução”, que funcionam como a KGB (a polícia secreta soviética) ou suas antecessoras, não permitindo dissensão nem oposição ao poder central. "

Fonte: http://biblioteca.folha.com.br/1/noticias/2003090601.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails