sábado, 16 de março de 2013

O mágico de Oz

Capa original do livro The Wizard of Oz ‟O mágico de Oz‟

Entreter as crianças sempre foi o objetivo de L. Frank Baum ao escrever The Wonderful Wizard of Oz. O conto foi criado quando Baum, cercado por crianças, foi obrigado por elas a contar uma história. Surgiu então uma menina chamada Doroty que foi arrastada por um ciclone para uma Terra distante e fez três novos amigos: Um leão, um homem de lata e um espantalho. Ao ser questionado sobre o nome do local, ele olhos em alguns arquivos que lhe estavam próximos e viu um marcado de O a Z. Assim nasceu a Terra de Oz.
 
"O mágico de Oz" é um conto infantil moderno, fácil e gostoso de ser lido. Ao chegar em Oz, após a tempestade, Doroty acaba matando a Bruxa do Leste sem querer. Como essa bruxa vinha escravizando a pequena população do local a muito tempo, a menina ganhou o reconhecimento dos moradores locais, que consideraram ela uma bruxa boa. Mas tudo o que a menina queria realmente era voltar para o Kansas, e sua tia Em. Ela então foi atrás do Grande Oz, que poderia lhe ajuda a voltar.

No caminho, nossa protagonista encontrou primeiramente o pobre espantalho, que desejava um cérebro, depois o triste homem de lata que gostaria de um coração e mais tarde o leão, que queria não ser mais covarde. Juntos, os quatro vão atrás da Cidade das Esmeraldas, procurar o grande Mágico. Mas eles vão ter que enfrentar uma bruxa má, macacos voadores, e algumas mentiras antes de conseguirem o que realmente desejam.

Cena do filme "O mágico de Oz", de 1939
Baum escreveu The Wonderful Wizard of Oz achando que ia ser apenas um livro, mas acabou criando uma série com mais 13 obras. O último livro, Glinda of Oz, foi publicado após seu falecimento, mas a série ainda foi continuada por outros autores, além de ser adaptado para musicais e filmes.
 
Durante todo livro, Bauman busca criar a formação da identidade dos personagens e de nós, os leitores. Todos queremos ser inteligentes, ter um bom coração e coragem para nossos atos. E como no livro, nós já temos, mas não sabemos disso. A monografia de Enilda Florindo Góes, explica um pouco melhor esse conceito:

"Como podemos observar, todos os amigos que Dorothy encontra no caminho, acabam por se tornar representações dos indivíduos em formação. Além disso, eles representam personagens que estão em busca de qualidades indispensáveis ao ser humano: a inteligência, o amor e a coragem. Quando Baum destitui os personagens dessas qualidades, ele almeja exatamente que eles a procurem. Essa procura faz com que, inevitavelmente, o leitor deseje também encontrar – juntamente com os personagens – esses atributos. Assim, inconscientemente, lhe é incutida uma idéia positiva de formação da identidade: a idéia de que ser um indivíduo capaz de refletir de forma inteligente e crítica sobre os assuntos que lhe ocasionam diariamente; de amar as pessoas incondicionalmente e sem preconceitos, respeitando as diferenças; e de procurar dentro de si uma determinação marcante e a vontade impulsionadora de correr atrás dos próprios sonhos, sem medos e anseios"

"O mágico de Oz" é um livro que deveria ser obrigatório para todo o mundo. Com ilustrações lindíssimas de Denslow, o livro foi só elogios na época de sua publicação, por trazer tanto colorido. Todos sabemos a história, mas só os que já leram o conto entendem realmente o quanto a história é grandiosa e singela ao mesmo tempo. Abaixo, alguns techos que destacantes:


"— É porque você não tem cérebro para raciocinar. Nós, criaturas de carne e osso, jamais trocamos a nossa terra por nenhuma outra por mais feia e triste que seja. Nosso lar é o melhor lugar do mundo."

"— Pois eu prefiro o coração — confirmou o Homem de Lata.— A inteligência nunca fez ninguém feliz, e não há nada melhor neste mundo que a felicidade."

"— Engraçado — disse o Homem de lata — bem que eu gostaria de ter ura coração que batesse, mesmo que fosse de medo."

Trago também duas curiosidades, retiradas do site "O mágico de Oz"

-Baum publicou vários livros não relacionados à Oz. Várias obras de sua autoria foram publicadas com pseudônimos diferentes, como "Edith Van Dine", "Schuyler Staunton" "Laura Bancroft", "Suzanne Metcalf", "Capt. Fitzgerald" e um como anônimo.
 
- Alguns veem a história de L. Frank Baum como uma sátira política e social. A menina do Centro-Oeste (típico cidadão norte-americano) reúne-se com um espantalho sem cérebro (agricultores), um homem de lata sem coração (indústria), um leão covarde (políticos, em particular, William Jennings Bryan) e um mágico impotente (tecnologia).

 
Fonte:
A monografia " O MÁGICO EM NÓS: O desenvolver da formação de identidade a partir da representação dos personagens em O mágico de Oz , de Frank Baum", encontrada em : http://200.255.167.162/pesquisa/pdf_monografias/letras/2008/4035.pdf
(Opinião pessoal, vale a pena ler. É muito interessante)
 
http://www.aventuraentretenimento.com.br/omagicodeoz/mundodeoz/ahistoria.html

4 comentários:

  1. Muito bom,marcou minha infância :)

    http://moove-onn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quem é que não gosta né!
    Olá Susi...seu blog é mto massa! Nosso universo das leitoras apaixonadas!
    Também tenho um blog de livros, mas estou bem no começinho!
    Queria fazer uns anúncios, mas para isso preciso de seguidores! Da uma olhadinha se vc gostar vc segue ta bom!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    Parábéns pelo blog...
    Beijos
    Leh

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei muito interessante os pontos abordados nessa monografia e gostaria muito de ler, mas não estou conseguindo abrir a página, seria possível me mandar por email. jupedagoga2010@gmail.com
    A monografia " O MÁGICO EM NÓS: O desenvolver da formação de identidade a partir da representação dos personagens em O mágico de Oz , de Frank Baum", encontrada em : http://200.255.167.162/pesquisa/pdf_monografias/letras/2008/4035.pdf

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails