"Desventuras em série" é uma coleção livros escritos por Daniel Handler, com o heterônimo* de Lemony Snicket. Os livros contam as desventuras, como o próprio nome já diz, de três orfãos Baudelaire : Violet, Claus e Sunny. Depois dos pais morrerem em um incêndio, os três são mandados para a casa do tio, Conde Olaf, um homem maldoso e violento, que inferniza a vida deles atrás da fortuna deixada pelos pais. Mas cada um deles possui uma cacaracteristica que pode ajudar nas situações dificeis: Violet sabe tudo de mecânica, Claus adora livros e Sunny é otima em morder... Além disso a união dos orfãos sempre os salva em situações difíceis, afinal a união faz a força.
Composto de 13 livros, a série possui um linguagem muito infantil e repetitiva, que incomoda as vezes. Mas vale lembrar que ela foi feita para crianças, então não se pode reclamar. Eu que estou lendo algo que não é para minha idade! Mas as
histórias possuem um tom de mistério e são muito criativas, além dos personagens serem bem caracterizados e descritos. Eu li apenas os dois primeiros da série, não sei quase nada da história, mas acho que vale a pena ser lido.
A coleção completa:
- Mau começo
- A sala dos repteis
- O lago das sanguessugas
- Serraria Baixo-Astral
- Inferno no colegio interno
- O elevador Ersatz
- A cidade sinistra dos corvos
- O hospital Hostil
- O espetaculo carnivoro
- O escorregador de gelo
- A gruta Gorgônea
- O penúltimo perigo
- O fim
Lemony Snicket é um ótimo autor. Criou uma história, em 1999, diferente de tudo que existia na época, e do existe hoje. Onde os finais felizes são dificeis e árduos, mas não acho que sejam impossíveis.
Os três primeiros livros da série viraram filme, "Desventuras em série". Jim Carrey ficou perfeito no papel de Cond Olaf, e não consigo ler a Violet sem pensar no rosto de Emily Browning.
* heterônimo: personagem fictícia criada por escritores cujo objetivo é tentar compreender e propagar diferentes maneiras de ver a realidade exterior/interior, tentando manter distância da visão da realidade ortônima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário