Biografia
Quando criança, queria se tornar astronauta e ou uma piloto de avião, mas depois decidiu estudar pedagogia na Universidade de Hamburgo.
Depois de terminar seus estudos, Funke trabalhou durante três anos como
as
sistente social, se focalizando em crianças necessitadas.
Ela ganhava algum dinheiro ilustrando livros, mas rapidamente começou a escrever suas próprias histórias,inspirada naquelas com que ela havia agradado as crianças carentes com quem tinha trabalhado. Durante o final dos anos 80 e 90, Funke se estabeleceu na Alemanha com
dois grupos de crianças, o que a inspirou a escrevera série de livros Gespensterjäger e Wilde Hühner.
Sua fama internacional surgiu com a novela de fantasia O Cavaleiro do Dragão, que ficou na lista dos mais vendidos do New York Times por 78 semanas, que continuou com O Senhor dos Ladrões (2000, traduzido para o português em 2004), que imediatamente subiu para a #2 posição da lista dos mais vendidos do New York Times, ficando lá por 19 semanas e vendeu 1,5 milhões de cópias.
A novela que deu seguimento à sua fama foi Coração de Tinta que venceu o prêmio BookSense Book of the Year Children's Literature de 2004. Coração de Tinta é a primeira parte de uma trilogia que tem como continuação Sangue de Tinta, que venceu o segundo prêmio de Funke 'BookSense Book of the Year Children's Literature, no ano de 2006. A trilogia é finalmente concluida com Morte de Tinta (publicado na Alemanha em 2007), e publicado no Brasil em 2010.
Livros:
O Senhor dos Ladrões
O Cavaleiro do Dragão
Coração de Tinta
Sangue de Tinta
Morte de Tinta
A maldição da pedra
Livros:
O Senhor dos Ladrões
O Cavaleiro do Dragão
Coração de Tinta
Sangue de Tinta
Morte de Tinta
A maldição da pedra
Minha opinião:
Cornelia Funke é uma autora não muito conhecida. Li somente a "Trilogia Mundo de Tinta", mas ela possui uma criatividade fora do comum. É difícil encontrar uma história que possui independência, não sendo copia de nenhuma outra.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cornelia_Funke
Nenhum comentário:
Postar um comentário