segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Dança dos Dragões

CONTÉM REVELAÇÕES SOBRE O ENREDO!!!!!!  

De todos os cinco livros da série "As Crônicas do gelo e do Fogo", nenhum foi tão complicado de ler como a "Dança dos Dragões".  George Martin adicionou muitos personagens, e por esse motivo toda momento eu tinha que voltar os capítulos para lembrar quem era quem. Também há muitas referências ao passado de Westeros, e outra vez tive que colocar minha "cachola pra funcionar" para conseguir lembrar qual papel importante tal personagem teve no livro anterior e no passado dos 7 reinos, qual a história daquela família, etc. Mas no final deu tudo certo,  entendi tudo e, mais uma vez Martin, o autor mais amado/odiado da literatura atual,  não me decepcionou.

Como sempre, o livro começou morninho e demorei a ganhar um bom rítmo. Mas o final... Ah, que final. Os personagens conseguiram surpreender, cada um deles. Martin tem a incrível capacidade de formular tão bem suas criações que parece que eu os conheço desde sempre. Além disso, ou você odeia um personagem, ou o ama. Stannis e sua mulher, por exemplo,  são dois personagem que eu não suporto, enquanto Melissandre, a feiticeira vermelha, me empolga com todas as  suas previsões mal interpretadas. Quando Stannis foi para a Muralha e Jon foi obrigada a servi-lo, mesmo murmurando milhares de vezes que "Patrulha da Noite não toma partido", foi suportável. Mas quando a mulher dele chegou lá, toda pomposa, achando que poderia casar a Val e mandar em todo mundo? Fiquei muito irritada. Torcendo realmente para Stannis ter morrido e termos menos um rei na disputa do trono.

Quanto ao Senhor Comandante da Patrulha da Noite,  Jon Snow fez bem em colocar os selvagens para dentro. Mas será que ele morreu? Recebeu várias facadas e Fantasma não estava por perto, porém ele não pode morrer, aprendi a gostar dele a pouco tempo... Agora, e o Fedor? Custei a captar a mensagem de quem ele realmente era, Theon Greyjoy. Interessante ressaltar que enquanto eu não lembrava quem ele realmente era, estava morrendo de pena dele, depois,  fiquei torcendo para ele sofrer mais. Ele acabou, no final, fugindo dos Bolton e encontrando Asha, a mulher mais sensacional de Westeros enquanto Dany não chega.

E falando dela, que linda é Dany defendendo os o povo. Ainda acho que ela deveria ter aceitado os navios e viajado para casa, mas ela possui muita honra e muito carinho pelos reinos que conquistou. Mas bonito mesmo foi ela viajar em cima de um dragão! Esperei cinco livros por isso! Sem falar que o seu pretendente recalcado foi mostrar o seu valor para ela e terminou queimado. Quentyn Martell foi idiota o bastante para achar que o seu mini sangue de dragão controlava dragões. Apenas Daenerys possui esse poder.

Outro pretendente de Daenerys que desistiu no meio do caminho e foi conquistar Westeros foi o Príncipe Rhaegar Targaryen, o de cabelo azul. Ele apareceu até o meio do livro, assim como Bran... Gostaria de ter lido mais sobre o menininho  assim como queria  mais da Arya, que teve apenas dois capítulos.  Não tenho a mínima ideia do que esperar da menina nos próximos livros.

A família Lannister também esteve presente com seus três irmãos. Tyrion, meu amado Tyrion, fugindo dos sete reinos, foi para Pentos e de lá acabou viajando com o principe Rhaegar, sendo sequestrado por Mormont, virando escravo e finalmente mercenário. Quem diria que existiriam anões mercenários. Jaime só teve um capítulo para minha decepção e Cersei... Que coisa mais satisfatória imaginá-la andando nua pela cidade enquanto todos a viam. Acho que a cena apenas não supera a imagem que tenho na minha cabeça da morte de Joffrey.

Senti saudades de Sam, Margaery e Sansa. Gostaria de saber mais sobre a Cat revoltada, mas vou ter que esperar pelo próximo livro.  O prólogo foi uma beleza,  Varys mostrou que realmente vai colocar o dragão no trono. Não vejo a hora de Martin acabar de escrever "O vento do Inverno", mas o que posso fazer agora é esperar, e ver o seriado.

P. S.  E que chatinha aquela Merreca, com seu cachorro e seu porco

Um comentário:

  1. Adoro os livros e a série. Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do HBO Game of Thrones , estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. E é fechar a temporada seguinte e não pode esperar. Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails