terça-feira, 25 de setembro de 2012

Crítica de Filme - Cinema Paradiso



"Cinema Paradiso" é um presente que o Cinema Italiano ofereceu ao mundo. Produzido em 1988 o filme conta a historia de Salvatore, ou somente Totó, um garotinho que era apaixonado por filmes e vê a oportunidade de ingressar neste mundo com Afonso, o projecionista do cinema da cidade, o “Cinema Paradiso”. Primeiramente o homem não quer a presença da criança naquele local, pois além de ser perigoso, o garoto é intrometido e arteiro. Porém aos poucos, ele se rende aos seus encantos, e o menino acaba sendo seu assistente. Inicia-se neste momento uma amizade que durará muitos anos, com uma confiança recíproca entre eles. Um menininho e um homem formado, unidos por uma única paixão: O Cinema

O centro de diversão da cidade é o cinema. Um lugar onde vão adultos, jovens, crianças, pobres e ricos. Lá acontece de tudo, nenhum telespectador do seculo XXI gostaria de ir em um cinema desse: barulhento, confuso, além de o padre censurar todas as cenas de beijo dizendo que era pornografia. Isso fazia com que a platéia se irritasse, mas não fazia com que parassem de ir assistir o filme. Assistir a filmes era uma válvula de escape, era o sonho de todos.

O filme narra a história de Totó  criança, adolescente, adulto buscando seu sonhos, a maioria envolvendo sua paixão pelas imagens em movimento. Entre todos os dramas, amores, aventuras, nada emociona mais do que a relação entre Afonso e o menino.  A cena final é avassaladora, de fazer brotar lágrimas incessantes.

Podemos definir “Cinema Paradiso” em três palavras: simples, divertido e comovente. Um filme que mostra o poder da amizade, da diversão, não se consegue achar nenhum defeito. Não é a toa que ganhou muitos prêmios, entre eles O globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, O Oscar de melhor filme estrangeiro, e grande prêmio do júri no festival de Cannes. É um filme para ficar na memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails