sábado, 22 de setembro de 2012

O amor nos tempos do cólera


 Meu incentivo para ler "O amor no tempos do cólera" foi pela simples questão de ter sido um livro escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel, Gabriel García Márquez. Quis saber o porquê desse autor ter ganhado um Nobel, qual a diferença de sua escrita e o que tem demais em suas histórias. Bem, eu acho que descobri.
 
Florentino Ariza conheceu Fermina Daza quando os dois eram jovens e ingênuos. Cortejou-a através de cartas e poesias, conseguindo conquistar o coração de Fermina por um longo tempo. Porém como sempre acontece nas histórias de amor mais trágicas, a família da moça não aceitou a relação e os dois foram separados. Ela foi incentivada por seu pai a casar com o médico Juvenal Urbino e acabou cedendo, enquanto Florentino resolveu a esperar por Fermina o quanto necessitasse. Nesse caso, até a morte de Juvenal, que aconteceu apenas meio século depois.

"O amor no tempos do cólera" não é de maneira alguma um livro fácil de ler. Escrito quase todo em prosa, com pouquíssimos diálogos, ele narra de maneira forte, dramática, triste e poética essa relação entre Firmina e Florentino. Durante o livro muitas vezes fiquei sem saber se o que nosso protagonista sentia era obsessão ou amor verdadeiro, afinal esperar tanto assim não é coisa de gente normal, e cheguei a pensar realmente que Firmina não merecia tanta poesia e romantismo em sua vida ou que Florentino era um homem extremamente insistente. Mas adorei o desenrolar da história e achei o final comovente e puro.

Gabriel García Márquez escreve de maneira confiante, com muito sentimentalismo, descrevendo todos os fatos, narrando e conquistando o leitor por uma simples história de amor real, que poderia acontecer com qualquer um. Não consegui ler o livro de uma vez só, ele pede várias paradas durante a leitura para o bom entendimento e a digestão de todo o drama. Pode haver muita dificuldade para lê-lo, o livro é chatinho as vezes, mas com certeza vale a pena. 
 

Foi adaptado para o cinema, trailer abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails