domingo, 16 de setembro de 2012

Vidas Secas


"Vidas Secas" foi escrito por Graciliano Ramos e conta a história de uma família nordestina sendo obrigada a andar por um nordeste seco, pobre e vazio. Fabiano, Sinhá Vitória, sua esposa,  os dois filhos, o papagaio e a cachorra Baleia são os protagonistas desta jornada cheia de injustiças e esperanças. A família foi enganada, Fabiano preso, a tristeza reinou,  mas a esperança de encontrar algum lugar que pudessem viver dignamente não acabou e eles continuaram a buscar seus caminhos.

Graciliano Ramos publicou o livro em 1938, em pleno modernismo brasileiro, como uma crítica social às desigualdades e à pobreza em partes distintas do Brasil. Pontuando mais ainda suas reflexões, a marginalização do sertanejo, a subordinação do homem com os opressores, a força da natureza e a impotência do homem quanto a isso, a miséria física e intelectual são fatos presentes diante toda a obra e que nos dão o esclarecimento necessário para sua maior compreensão.

Em seus 13 capítulos, vidas secas não me conquistou. Posso me justificar dizendo que livros sobre o sertão dificilmente me atraem, não consigo acompanhá-los com entusiasmo necessário. Por outro lado, as análises presentes são interessantíssimas e fazem com que o leitor ganhe maior esclarecimento sobre o assunto. Por ser um livro que ganhou repercussão mundial e que discute um tema interessante não me arrependo de ter lido e acho que todos deveriam lê-lo um dia.

Ajudinha básica:
http://www.enemsimples.info/2011/05/resumo-livro-vidas-secas-graciliano.html

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails