quarta-feira, 6 de junho de 2012

Como já dizia o ditado: "Gosto não se discute"

Muitas vezes fico irritada com certos preconceitos que existem entre as pessoas, são ações que às vezes nem percebemos, mas que ferem os outros e fazem com que se sintam mal. Nesse caso em especial, estou falando dos preconceitos culturais que temos, quanto aos gostos de cada um, e a falta de tolerância.

Quando gostamos de um livro, de uma música ou de filme, acabamos maltratando aqueles que apreciaram, dizendo que o livro é idiota, a música é ridícula ou o filme não se compara ao clássico do cinema que vi no sábado passado. Todos nós temos direito a ter nossa opinião, isso é obvio, mas não podemos nos achar melhores por causa dos nossos gostos, afinal cada um tem sua forma de ver a vida, tem seus gostos e suas vontades. E é necessário nesta sociedade em que vivemos hoje, completamente aberta a novas ideias, que aceitemos os acontecimentos ao nosso redor, não critiquemos tudo por não ser do nosso agrado e, principalmente, repito, não nos achemos acima de ninguém.

Posso pegar como exemplo um filme/livro, altamente tachado de fraco. A Saga Crepúsculo. Sim, aquele mesmo, com a chata da Bella e o lindo do Edward. Se eu acho os dois uns chatos? Sim, eu acho. Mas não posso maldizer a história, ou zombar dos gostos alheios, só porque EU não acho legal. Posso falar hoje em dia que acho a Bella chata, porque li os 4 livros, vi os 4 filmes e verei o 5, (mesmo considerando uma exploração comercial). Assistirei e darei minha opinião, mas com respeito ao opinião dos que gostam. Cada um com seu cada qual. Agora podemos falar de um outro filme que eu particularmente amo, “Laranja Mecânica”... Obra cinematográfica espetacular, atuações impecáveis, ideias geniais, um clássico do cinema. Porém, tenho a plena certeza que muitos não gostam, porque, repetindo, cada um tem um gosto. E não, eu não sou “Cult”, não quero me mostrar. Eu gosto de filmes clássicos, como gosto de “Guerra é Guerra” ou “Edward, mãos de tesoura”. Mas eu não gosto de “Dr Fantástico”, filme adorado por muitos cinéfilos, ou" Os mercenários”, filme puramente hollywoodiano, feito para dar lucro. Fiquei abismada com “Matadores de Vampiras Lésbicas”, mas presenciei pessoas gargalhando com o filme. O que eu posso fazer? Vou dizer aos mil ventos que o filme é ridículo? Não vai adiantar nada, a opinião dos outros não vai mudar de uma hora para outra.

Agora, focando na música. Funk x Rock. Grande problema atual. Ouço funk em festas, gosto dos "levinhos", mas prefiro o rock que ouço em casa, Foo Fligthers, Red Hot, One Republic. E além disso, eu escuto e sou altamente viciada em Glee! Algum problema? Não vejo nenhum. Sou eclética, muito eclética, podemos dizer. E do mesmo jeito, não olho torto aqueles que gostam do rock pesado, ou de Michel Teló. Há, Michel Teló com seu eterno “Aí se eu te pego”. Todos zombam, mas no fundo, todo mundo já se divertiu com essa musica, E se não, já riu de um amigo ou do próprio Teló.

Se pensarmos bem, a industria cultural produz para todos. E esse é o interessante, a heterogeneidade que existe, as ideias distintas, as vontades diferentes, os gostos diversificados. Imagine se todos no mundo gostassem de ler Meg Cabot, ver “Star Wars” ou gostassem do “Bob Esponja”(odeio Bob esponja, uahsuhas). Qual seria a graça? Imagine se não existissem os filmes abobalhados, os clássicos, os de terror, comédia, ...? Imagine que tristeza se todos gostassem de Los Hermanos, assim como eu. O mundo seria chato, completamente irritante, e digo mais, seria patético.

Então, trago uma idéia. Não sei porque me deu na telha escrever esse texto, talvez com o pequeno espaço que tenho no blog, seja bom de vez em quando expressar minha opinião sobre algo que me incomoda na sociedade, mas aí vai: Antes de julgar os outros, veja o conteúdo do que julga, reflita sobre esse texto e pense que cada um é cada um. Apresente o seu conteúdo ao outro, e deixe o outro apresentar o conteúdo a você. Talvez ele mude de opinião, talvez você mude de opinião. Se dê a oportunidade de ter outra visão de mundo, e não critique aquilo que não é do seu domínio. E principalmente, nunca se ache superior.

E sim, isso também vale para Justin Bieber, porque eu sei que você já cantou “Baby, Baby...”.

7 comentários:

  1. Foi realmente um desabafooo hein bonita... O pior é q às vezes temos preconceitos sem nem perceber ... O meu é mais em relação a música. Aqui em Recife, tem um estilo de música chamado Brega, só que a maioria das letras que fazem sucesso passaram de apeladoras faz tempo, e termino reclamando mesmo da minha vizinha que vive ouvindo, simplesmente pq eu não gosto não tem que necessário os outros gostarem...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha filha virtual!! *--* Orgulho de você, Susi!! Lindo e perfeito seu texto! Não só um desabafo, mas uma grande verdade. Respeito, sempre!
    As diferenças existem, graças a Deus!
    bjs linda

    ResponderExcluir
  3. Oi Su,
    Adorei o desabafo e concordo em gênero, número e grau com você. Adorei saber que tens um blog flor....será que você sabe quem eu sou...rsrs...kkk...bem eu sou a Elis...A Curiosa...se pedir para a Ana, a Ther e a Sônia vais saber quem sou..rsrs....primeiro queria dizer que amoooo os livros de crepusculo....kkkk...e não gosto dos filmes....rsrsr.....não sou de ouvir músicas...mas sou bem eclética...rsrs...e realmente cada um tem um gosto...e ei amo Edward, mãos de tesoura....sempre que assisto me emociono....\o/....e bem amo a música Mulher de Fases do Los Hermanos....\o/....sim gosto de algumas bandas e grupos que não são atuais...rsrs..de atual só Adele....\o/....adorei o post...te convido a conhecer meu blog, causo ainda não conheça.... http://amagiareal.blogspot.com/ e desculpe a tagarelisse...rsrs....beijoaks elis!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Um comentário: NUNCA MAIS FALO CONTIGO POR NÃO GOSTAR DE BOB ESPONJA!!


    Do mais ta tudo ok, funkeira.

    (Claro que ela sabe quem tu é Elisss ahoshaoshoas tu que não sabia quem era ela pelo jeito haoshaos COMO NUNCA VIU ESSE BLOG? Ele é quase tão velho quanto a Clau!)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todas vocês... Que bom que gostaram, fico feliz!! hehe

    ResponderExcluir
  6. Susi, parabéns pela opinião a respeito de diferentes gostos! Concordo plenamente com tudo que você mencionou no texto, pois acredito que as pessoas deveriam respeitar os gostos dos outros, principalmente com relação a livros, músicas, filmes, entre outros. Não é porque não gostamos de determinada música que devemos criticar e, até mesmo agredir um indivíduo só porque este curte a música que eu não curto. Liberdade de expressão a todos!

    PS: Susi, visite o meu blog e deixe algum comentário, por favor.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto! Concordo com você , e sempre disse isto - principalmente lá, onde nos conhecemos - : que a gente não pode julgar o que não conhece. Já mudei de ideia , por ter tido preconceitos . Hoje, se digo que não gosto, é um CONCEITO, porque procurei conhecer pra saber se e por que não gosto.
    Menosprezar ou ridicularizar o outro pelo gosto, religião, ideal político, enfim... É tão ou mais funesto que o próprio preconceito em si .

    Agora que estreei, vou voltar sempre que puder . Ah, em tempo : também nunca achei a menor graça em Bob Esponja ;0)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails